quinta-feira, 29 de abril de 2010

Reunião do OUVEPARÁ - Abril/2010


Os membros do Fórum Estadual de Ouvidorias – OUVEPARÁ se reuniram para encaminhamentos de suas atividades, na manhã do dia 27 de abril de 2010, no auditório do CEAF do Ministério Público do Estado do Pará. Nesta reunião, ouvidores e representantes de 12 ouvidorias (BANPARÁ, CREA/PA, GMB, HEMOPA, HOL, MP/PA, SEFA, SEMA, SESPA, SESMA, SUDAM e UEPA) de órgãos federais, estaduais e municipais trataram sobre diversos assuntos de interesse público. Dentre eles, sobre o Curso de Especialização em Ouvidorias, proposto pelo fórum e organizado pela UEPA, que provavelmente terá seu início em agosto deste ano; sobre o site do OUVEPARÁ (http://www.ouvepara.pa.gv.br/) que se encontra em fase de ajustes finais e estará funcionando corretamente a partir do próximo mês; e sobre eventos do OUVEPARÁ, pois os membros do fórum planejam a realização de alguns eventos pontuais pautados junto à sociedade. O primeiro evento está marcado para o dia 16 do próximo mês (Maio), na praça da república, quando os ouvidores oportunizarão espaço para sensibilização do trabalho das ouvidorias públicas junto à população.

Maiores detalhes sobre os assuntos tratados como pauta da reunião seguem abaixo:

Curso de Especialização em Ouvidorias, que já se encontra aprovado na Coordenação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (COAD) do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade Estadual do Pará (UEPA). O curso foi aprovado com o empenho do trabalho do fórum e proporcionará a instrumentalização necessária para todo o processo de gestão das atividades de ouvidoria pública. De acordo com a proposta o curso irá ter duração de dois (2) anos e sua metodologia será semipresencial. Pelo menos 20 vagas serão reservadas para ouvidores ou integrantes de equipes das unidades de ouvidorias do fórum, outras 25 vagas serão ofertadas ao grande público. Dependendo do preenchimento destas vagas o curso poderá ser iniciado ainda este ano, no mês de agosto.

Site do OUVEPARÁ, que se encontra em fase de ajustes finais e estará funcionando corretamente a partir do próximo mês. Dentro da Estrutura da página eletrônica, além das informações gerais, de planejamento e das ações do fórum; cada ouvidoria implantada no Estado do Pará terá um espaço para divulgação das suas informações com link para sua página ou de sua instituição. Haverá também, um espaço direcionado para repasse das orientações básicas ao cidadão de como exercer o seu papel de cidadania junto ao trabalho das ouvidorias na ampliação do espaço público a participação efetiva da sociedade. Uma comissão interna do fórum foi formada para participação de curso para capacitação de manutenção e alimentação do site, que será ministrado pela equipe técnica do PRODEPA.

Eventos do OUVEPARÁ, serão intervenções organizadas pelos membros do fórum e realizadas em diversos pontos da cidade, com a possibilidade de expansão para outras localidades. Existem projetos sendo discutidos, sobre um trabalho itinerante nos bairros de Belém, sobre um evento de grande porte envolvendo autoridades do Estado e do Governo Federal. Mas a ação que já encontra estabelecida é a Ação do OUVEPARÁ na Praça da República, marcada para o dia 16 de maio de 2010, quando os ouvidores oportunizarão espaço para sensibilização do trabalho das ouvidorias públicas junto à população, através de espaços organizados para atendimento do grande público, com disposição de materiais informativos e pequena programação.

Os interessados em maiores detalhes ou em acompanhar o trabalho do Fórum Estadual de Ouvidorias – OUVEPARÁ podem estabelecer contato através do email ouvepara@yahoo.com.br, entrar no blog http://ouvepara.blogspot.com/, ou acessar no site http://www.ouvepara.pa.gv.br/, a partir do próximo mês.

(texto por Daniel Rocha)

Um comentário:

  1. PARABÉNS! TODOS SOMOS PEÇAS IMPORTANTES NO FORTALECIMENTO DE CADA UM DE NÓS! COM TALENTO ORDINÁRIO E PERSEVERÂNCIA EXTRAORDINÁRIA, TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário a respeito.