segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Planejamento Estratégico

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2008 reuniu-se a plenária do FORUM para debater e formalizar o seu Plano Estratégico.
O grupo de Coordenação que assumiu a direção do FORUM OUVEPARÁ na gestão 2008-2010 sentiu-se responsável por traçar o plano estratégico de gestão, num processo de decisão compartilhada, envolvendo a participação das Ouvidorias filiadas.
A Coordenação entendeu que para organizar suas atividades, além da referência ao Estatuto, que formaliza a estrutura e define as finalidades do FORUM, seria preciso organizar os rumos que o FORUM deveria tomar na gestão.
Além das exigências de conjuntura, que impõem aos organismos governamentais ou não governamentais o traçado de seu plano estratégico todos os membros do OUVEPARÁ quiseram apropriar-se e envolver-se nos caminhos que o fórum empreenderá em sua jornada em defesa de novas institucionalidades democráticas (entre as quais as Ouvidorias), em defesa dos direitos, em defesa de serviços públicos de qualidade destinados ao cidadão e à cidadã.
Do debate emanou a formulação da missão do fórum, ou seja, “constituir-se em um canal articulador das ouvidorias públicas no Estado do Pará, na perspectiva da ética, da consolidação da democracia participativa e da justiça social, nos serviços prestados à sociedade”. Como visão a assembléia concebeu: “tornar-se referência nacional em fóruns de ouvidorias públicas”. Três eixos direcionarão o trabalho do fórum: articulação, comunicação e formação.
Foram formuladas as seguintes metas:
• Criar no período mais 02 Ouvidorias Estaduais;
• Criar 01 Ouvidoria Municipal;
• Criar 01 Boletim Informativo trimestral;
• Articular a promoção de 01 curso de especialização em Ouvidoria;
• Promover 01 Encontro Regional de Ouvidores;
• Realizar o II Encontro de Ouvidorias Públicas do Estado.
As ações do fórum para a gestão foram: Atualizar o levantamento das Ouvidorias Públicas do Estado, Realizar audiência com os atores envolvidos na criação da OGE, Manter interlocução via e-mail, com a OGU, Visitas institucionais do Fórum Ouve Pará; Inclusão no regimento de cada Ouvidoria, da participação no Fórum Ouve Pará; Criação de comissão de formação e capacitação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário a respeito.